FIDELIDADE X LEALDADE, não parece ser, mas são diferentes. A diferença é pequena e quase imperceptível num casal com um relacionamento baunilha.


Depois da onda de romance do dia dos namorados fiquei me perguntando de onde saíram tantos casais felizes e apaixonados na minha time line. Enfim, com tanto “Love”  e declarações fiquei me perguntando:  “que tipos de relacionamentos são esses?” Casais amigos, apaixonados, acomodados, leais ou fiéis??

Conheço muito casal fiel e muito casal que é leal. Qual a diferença? Eu vou explicar.

 

Hum-você-gozou.gif

Fidelidade– Ser fiel muitas vezes pode ser uma cobrança, pode ser entendida basicamente como não enganar sexualmente ou emocionalmente seu parceiro. É um preceito, meio que uma regra que criamos no relacionamento para que se o outro falhar seja o culpado por destruir a relação. A fidelidade tem um custo super alto, às vezes ser fiel demais em todos os relacionamentos da sua vida te desgasta. Você pode perder oportunidades românticas e sexuais onde poderia estar encontrando o amor da sua vida.  Por medo de quebrar a regra da fidelidade você pode acabar num relacionamento monótono. Você deve estar se perguntando, se eu estou com alguém por que eu perderia a chance de conhecer o amor da minha vida? Então, creio eu que estamos sujeitos a encontrar o amor da nossa vida a todo  momento. Mesmo já estando em um.
A fidelidade pode fazer você desprezar seu parceiro. Pode te fazer se sentir preso e com medo de falhar o tempo todo.Assim como você pode amar alguém perdidamente e ser infiel.  Já dizia Caetano “Nós dois fomos feitos muito pra nós dois,não valem dramáticos efeitos”.

Mas então já que a fidelidade é a palavra problema, lealdade deve ser a palavra de salvação, não?

Então, vamos lá.

Lealdade – Ela é mais profunda. Você ser leal a alguém é o compromisso de estar sempre com essa pessoa. É uma conexão, um cuidado.  É a demonstração de todo o respeito que você tem pelo seu parceiro ou parceira.  A lealdade não se fala apenas no sexo. Às vezes precisamos de um cúmplice intelectual, um apoio ou um simples carinho.

tumblr_n06zpn2QCX1s5e6hno1_500
GIF: Namorados para sempre.

A lealdade vai muito além do cuidado. É muito fácil cuidar quando se está apaixonado. Na verdade é a parte mais fácil do relacionamento, já que estar apaixonado te faz querer estar perto da pessoa. E quando essa paixão passa, o amor vai embora, mas você ainda sente a necessidade de estar cuidando desse “alguém”. É a lealdade falando mais alto.
O mundo precisa de mais relacionamentos leais do que fiéis. Claro que escrevendo esses termos se tornam mais fáceis do que na realidade. Até por que descobrir que quem você ama esteve no campo da infidelidade não deve ser nada fácil. Mas quem disse que seria fácil???. Precisamos pensar de forma generosa. Pensar que talvez se apaixonar é viver. E viver com medo dessa regra da fidelidade pode estragar o relacionamento.

 

1

 

